UNIVERSO FEMININO

Soja diminui o risco das mulheres terem câncer de mama

Sêmia Mauad

Mulheres que consomem uma dieta rica em produtos com soja são 60% menos propensas a ter um tecido mamário de alto risco comparadas às que comem menos soja, afirmaram cientistas. "Nossas descobertas reforçam, de forma considerável, a hipótese de que o consumo de soja protege contra o desenvolvimento do câncer de mama", afirmaram pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura, e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.
Cientistas tinham apontado anteriormente que o consumo de soja podia contribuir para taxas menores de câncer de mama, mas a pesquisa se provou inconclusiva.
O primeiro estudo analisou os hábitos alimentares das mulheres, incluindo a ingestão de soja, enquanto o segundo usou mamografias para classificar as participantes de acordo com a densidade do tecido mamário. Depois de identificarem 406 mulheres que participaram das duas pesquisas e ajustarem o consumo de energia e outros fatores que poderiam confundir, os cientistas verificaram que a ingestão da proteína da soja estava inversamente relacionada ao risco elevado de câncer. O outro estudo mostrou que existe ligação ente tecido denso e um risco menor de câncer de mama. Essa pesquisa demonstra, pela primeira vez, que a quantidade de soja consumida por uma mulher tem um efeito no tecido da mama e poderia diminui o risco de ela ter câncer de mama. 16/04/2007